quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Para recordarem-se de mim..."

"Um dia meu corpo estará deitado sobre um lençol branco, cuidadosamente introduzido sobre os quatro cantos de um colchão, num hospital extremamente atarefado com os que vivem e com os que estão morrendo. Em dado momento, um médico dirá que meu cérebro deixou de funcionar e que minha vida se extinguiu. Quando isso acontecer, não tentem instilar vida artificial no meu corpo com o uso de uma máquina. E não chamem a isto de meu "leito de morte". Deixem que ele seja chamado o "Leito da Vida", e deixem meu corpo ser retirado dele para ajudar os outros a levarem vidas mais felizes. Dêem minha visão ao homem que jamais viu o raiar do sol, o rosto de uma criança ou o amor nos olhos de uma mulher; dêem meu coração a uma pessoa cujo coração apenas experimentou dias infindáveis de dor; dêem meu sangue ao jovem que foi retirado dos destroços de seu carro, para que ele possa viver para ver seus netos brincarem; dêem meus rins a alguém que depende de uma máquina para viver de semana a semana. Retirem meus olhos, cada músculo, cada fibra e nervo do meu corpo e encontrem um meio para fazer uma criança aleijada caminhar. Explorem cada canto do meu cérebro. Retrirem minhas células, se necessário, e deixem-nas crescer para que, algum dia, um menino mudo possa gritar com o canto de um pássaro e uma menina surda possa ouvir o barulho da chuva de encontro à sua janela. Queimem o que restar de mim e espalhem as cinzas ao vento para ajudarem as flores brotarem. Se tiverem que esquecer algo, que sejam meus erros, minhas fraquezas e todo mal que fiz contra meus semelhantes. Dêem meus pecados ao diabo. Dêem minha alma a Deus. Se por acaso desejarem lembrar-se de mim, façam-no com uma ação ou palavra amiga a alguém que precisa de vocês. Se fizerem tudo o que pedi, estarei vivo para sempre..."
(Tradução do artigo "To Remember Me..." publicado no "Reder's Digest" de novembro de 1976) Distribuido por Luiz - PX4 - A -1021 (Um antigo amigo de meu falecido pai)

O texto To Remember Me - I Will Live Forever foi escrito por Robert Noel Test em 1976, publicado no jornal norte-americano Cincinatti Post e mais tarde reproduzido na revista Reader's Digest. Robert Noel Test (1926-1994) foi um dos pioneiros da doação de orgãos e tecidos; seu belíssimo To Remember Me - I Will Live Forever é um texto que merece ser divulgado, como parte da campanha de conscientização em relação à doação de órgãos. ( https://psicod.org/learn-and-share-in-english-3.html?page=224 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário